Como melhorar a experiência do cliente pós check-out

Para quem não sabe, o termo “check-out” se refere à etapa final de uma compra. É aquele momento crucial em que o consumidor está no carrinho e confere algumas informações, como:
1) quais são os produtos adquiridos;
2) quanto vai sair o frete;
3) preço total;
4) informações de entrega e;
5) quais são as maneiras disponíveis para pagamento.

Com certeza, o check-out é uma das etapas mais importantes do processo de compra e venda online. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Sale Cycle indicou que, em 2020, a taxa de abandono de carrinho no e-commerce chegou a superar 75% no ranking geral. Alguns setores específicos, como o de viagens, por exemplo, atingiram 87% de desistência.

Pensando nessa realidade complexa e em melhorar ainda mais o processo de checkout e pós-checkout no e-commerce, separamos algumas dicas para ajudar a sua empresa. Olha só:

Pense no layout

Descomplique para gerar credibilidade e agilidade. Quando a página de checkout do seu e-commerce segue o layout de todo o seu site, possivelmente o cliente se identificará mais e isso pode garantir que ele sinta mais confiança na hora de realizar a compra, principalmente porque golpes online estão cada vez mais frequentes e os consumidores tendem a ter mais receio na hora de inserir dados pessoais, como os do cartão de crédito, em sites que pareçam suspeitos.

Ou seja, é muito importante que os formulários tenham um design organizado, limpo, sem falhas, e com todas as etapas bem definidas. Para isso, um bom trabalho de UX writing fará toda a diferença!

Evite excessos

Um dos principais motivos que levam os consumidores a decidir por compras online é a agilidade. Então, se o seu checkout exige muitas informações, é provável que o cliente fique com preguiça e desista da compra. Sendo assim, o mais funcional é criar cadastros otimizados e ágeis.

Ofereça diferentes formas de pagamento

Tendo em vista que hoje já existem inúmeras formas de se fazer um pagamento, se preocupar com esta etapa é facilitar o processo de compra e, consequentemente, atrair muito mais oportunidades de vendas. Então, não se esqueça de se certificar que o cliente tem boas opções para pagar o pedido de forma segura.

Tela de confirmação

Outro ponto importante é que o usuário, por inúmeros motivos, pode ficar com dúvidas ao finalizar uma compra, por exemplo: sem uma tela de confirmação ele pode não ter certeza se o pagamento foi aprovado ou não. Para evitar esta situação, crie uma mensagem de finalização do processo, deixando evidente de que a compra foi efetuada.

E o pós check-out?

Uma boa prática pós-venda, considerada até mesmo como indispensável para os negócios, é o envio de e-mails que confirmem a compra, deem informações sobre a entrega, e que permitam o contato com a empresa para tirar eventuais dúvidas. Práticas transparentes no pós-checkout deixam o consumidor mais confiante e colaboram para a fidelização.

  • A Boxlink entende a importância da fidelização no pós check-out e por isso oferece a Comunicação Multicanal;
  • O lojista poderá se comunicar em cada etapa do envio por e-mail, SMS e WhatsApp, alcançando seus clientes onde eles preferem interagir;
  • Os lojistas irão manter os destinatários atualizados com notificações em tempo real;
  • É possível obter informações relevantes sobre as suas marcas e criar um diálogo contínuo que construa lealdade e confiança de acordo com sua identidade.

A sua empresa quer garantir a venda online? Nossa tecnologia permite que o seu negócio, seja ele qual for, entregue com a melhor qualidade, transformando a experiência de entrega, que faz parte do pós check-out, em uma vantagem competitiva. 

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