Você sabe o que é marketing de relacionamento pós check-out?

Descubra como criar laços com os clientes e fidelizar ainda mais!

Quem quer trabalhar com venda de qualquer produto precisa saber: a venda não acaba quando termina. Pois é, depois do cliente concluir a compra ainda é preciso fazer movimento para fidelizá-lo para que ele volte a consumir de sua marca outras vezes. E mais, já pensou que, se a experiência no pós-checkout for boa, ele poderá te indicar para outras pessoas, ampliando as chances do seu negócio lucrar e prosperar cada vez mais.

Esta estratégia, chamada de pós-venda, é parte essencial da jornada de compra. Apesar de ser a última etapa do funil de relacionamento, ela é capaz de garantir mais credibilidade para seu empreendimento. Por isso é tão importante não abandonar o consumidor ao fim de cada transação. É preciso cativá-lo para que ele volte e o marketing de relacionamento é o caminho para que esta relação firme os laços entre as partes.

Você sabia que conquistar um novo cliente custa até sete vezes mais do que manter um antigo? Isto porque quem já conhece sua marca está disposto a gastar mais em novas compras, em conhecer novos produtos e ser um defensor do seu negócio para outras pessoas. Por isso, garantir a fidelização é sinônimo de conquista profissional para quem está no varejo. Diante de um cenário em que tantas companhias ofertam produtos e serviços similares, qualquer atividade que ajude o cliente a ver valor em sua marca faz a diferença na tomada de decisão. 

A prática para vender mais

Agora que você já entendeu a importância do pós check-out, vamos falar de que forma você pode operacionalizar a sua gestão de forma a conquistar excelência nesta etapa do processo de compra. A primeira delas é manter constantemente atualizado o seu cliente sobre o status da entrega do pedido realizado em seu e-commerce. No momento em que o pagamento é confirmado a hora que ele recebe em mãos, tudo precisa ser detalhado.

Para esta etapa, é importante contar com softwares que possuem inteligência para elencar quais as transportadoras que mais se encaixam nos requisitos da entrega a ser feita. De nada adianta o cliente se interessar pela sua mercadoria, mas desistir por ter um frete muito caro, ou pior, ter problemas na hora de receber as encomendas. Além da frustração, o sonho de fidelizá-lo fica ainda mais distante.

Acompanhar toda a trajetória do pedido até o destino final fica muito mais fácil se o seu cliente puder ver toda essa evolução em um ambiente online personalizado. As páginas de rastreamento são muito acessadas pelos consumidores. São em média 2,8 visitas a cada novo pedido. Você pode aproveitar este espaço de grande visibilidade para estreitar ainda mais o relacionamento. Afinal, além de mantê-lo informado a respeito do pacote, é um canal para divulgar novos produtos e também de contato direto caso seja preciso reportar algum problema. 

Aliás, falando nos problemas, é claro que ninguém gosta de ter de lidar com complicações na hora de receber os produtos. Porém, muitas vezes, a questão maior se dá em como a empresa os resolve do que pelo problema em si. Aproveite que você abriu canais junto do seu cliente para dar o máximo de retorno sobre necessidades no pós-compra.

O produto precisa ser trocado por qualquer motivo? Tenha um sistema de logística reversa para que isto se revolva da forma mais prática possível. A agilidade na resolução é essencial para o sucesso da compra, mesmo quando existem contratempos. O fator humano faz a diferença neste momento.

Para unir todas essas necessidades de pós-compra, a Boxlink oferece soluções que integram seu e-commerce às transportadoras mais eficazes. Assim, você consegue identificar quais aquelas que mais se adaptam para cada entrega a ser feita pelo seu e-commerce. Além do mais, ainda garante uma página de tracking personalizada para cada cliente que compra de você, o que permite um relacionamento mais próximo de todos os seus consumidores. Acesse nossos serviços e saiba mais. 

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