Saiba como a tecnologia pode ajudar a otimizar o seu negócio

Se a sua empresa atua com logística, você sabe: é necessário controlar rigorosamente os números de pedidos, as entregas, o estoque e todas as outras atividades que envolvem a logística, senão as quebras são inevitáveis, e não importa o tamanho da empresa, isso pode acontecer com todas.

Se o cenário do seu negócio é aquele em que o próprio e-commerce realiza a logística, tudo fica ainda mais complexo. Por isso, adotar o uso de sistemas que automatizam os processos e que fazem o controle dos indicadores é uma saída inteligente e, na maioria dos casos, é também a mais rentável.
Pensando em um universo em que as entregas estão cada vez mais ágeis – atualmente, algumas empresas fazem o produto chegar ao consumidor em apenas um dia -, ganhar tempo é obrigatoriedade, e se tem uma coisa que pode facilitar esse processo, com certeza é automatização das atividades que permitem essa inteligência.
Automatizar rotinas, entre outros pontos, moderniza as operações e aumenta o controle geral das tarefas. Dessa maneira, as chances de erros são minimizadas, o que evita o retrabalho e, por consequência, minimiza os custos operacionais. Nessa perspectiva, também pode ocorrer o aumento da produtividade. Mas, quais são esses sistemas?
Estoque

Um dos sistemas utilizados para gerenciar o estoque é o WMS (“Warehouse Management System”, Sistema de Gerenciamento de Estoque). Trata-se de uma ferramenta que controla a rotina do estoque, incluindo o recebimento dos itens, a sua armazenagem, separação, embalagem, carregamento, expedição e inventário.
Roteirização das entregas

Nas áreas de distribuição e transporte, por exemplo, um e-commerce pode utilizar mais de um sistema em conjunto, até mesmo para criar a melhor rota de entrega. Sistemas de roteirização fazem o planejamento diário da distribuição das mercadorias, calculando até a quilometragem e programando rotas otimizadas.

Sistema TMS

Outro sistema muito conhecido e funcional é o TMS (“Transportation Management System”, Sistema de Gerenciamento de Transporte), que permite à empresa a escolha das transportadoras, o acompanhamento da rota em tempo real, a liberação de pagamentos e outras funcionalidades de forma integrada.

Normalmente, o sistema pode ser também personalizado de acordo com as especificidades da empresa que o utiliza, isso possibilita a contratação apenas daquilo que atende às necessidades reais da logística específica para e-commerces.

De maneiras simples e fáceis de implementar, a Boxlink orquestra a operação logística ao longo de toda a jornada, permitindo entregas de qualquer lugar para qualquer lugar – single channel e omnichannel -, da primeira à última milha. A tecnologia Boxlink, além de ser líder de mercado, viabiliza entregas com a melhor qualidade, transformando a experiência em uma vantagem competitiva. Quer oferecer a melhor experiência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *