Conheça os benefícios da integração entre logística e marketing

É fato: as empresas precisam compreender que integrar suas áreas de atuação é algo benéfico para os negócios. Quando isso acontece, as chances de alcançar um crescimento exponencial e sólido são muito maiores.

O que faz cada uma dessas áreas?

Uma organização é um verdadeiro organismo vivo, já que a atividade desenvolvida por uma área interfere na performance de todas as outras. Este é o primeiro passo. Atualmente, é possível afirmar que um dos grandes objetivos da logística é garantir que o produto certo, na quantidade certa, esteja no lugar certo e na hora certa, pelo menor custo possível e, se possível, no menor tempo possível também.

O marketing, entretanto, atua de outra maneira: ele tem como objetivo gerar valor para produtos e/ou serviços, despertando o interesse dos consumidores, pensando sempre em aumentar o número de conversões para a empresa.

Ou seja, as duas áreas parecem muito independentes, né? Mas não são!

Por exemplo: se a área de marketing faz muito bem o seu trabalho e dobra as vendas de um produto sem que a logística esteja preparada para essa demanda, possivelmente a empresa terá muito problema na hora de entregar tudo aos consumidores; e cliente insatisfeito gera outros problemas, ainda mais em tempo de redes sociais, em que uma reclamação pode virar uma “avalanche” e colocar a opinião pública contra as instituições.

Então, quais são os benefícios reais dessa integração?

A primeira delas é, sem sombra de dúvidas, o aumento na performance desses setores, que passam a atuar de maneira conjunta, sincronizando vendas e estoque, impedindo quebras e garantindo entregas mais ágeis.

Quando isso acontece, não apenas os setores envolvidos que ganham, mas a empresa toda! Veja só:

Redução de custos

Se o estoque está sincronizado com as vendas e as entregas ocorrem sem aqueles probleminha triviais como falta de produto, atraso na entrega ou desperdício de materiais, a redução dos custos é inevitável. 

Produtividade;

Quando os profissionais da empresa não precisam parar toda hora para apagar incêndios que, normalmente, acontecem por falta de integração entre marketing e logística, eles conseguem se dedicar a produzir mais ou até mesmo a gerar inovação para outras atividades.

Satisfação dos clientes

Não adianta vender uma vez para o consumidor, é necessário garantir a recompra, afinal, em um universo competitivo com empresas que oferecem serviços e produtos muito parecidos, garantir que o cliente volte a comprar é fundamental para os negócios. E cliente satisfeito, sempre volta!

Fidelização

Se você já leu sobre estratégias de fidelização, com certeza você sabe que fidelizar um cliente é muito mais barato para os negócios que conseguir um cliente novo, e isso, por si só, já é um benefício enorme. Cliente fidelizado traz novos clientes com ele. 

Competitividade 

Uma empresa que tem seus processos integrados consegue atuar melhor, de forma mais ágil, e até mesmo com custos mais baixos, o que viabiliza, dependendo das estratégias, repasses de descontos ao consumidor final, que pode decidir comprar mais justamente pela diferença de preço. E isso é garantir novos clientes também.

A sua empresa quer garantir todos os benefícios? Nós podemos ajudar!

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